TREINAMETO DE AGRICULTORES FAMILIARES E
TRABALHADORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE LUISBURGO
Os participantes receberam orientações e assistiram à demonstração sobre o determinador de umidade Edabo (Evaporação Direta da Água em Banho de Óleo)
Agricultores familiares e trabalhadores rurais do município de Luisburgo, participaram, entre os dias 24 e 26 de junho, de mais uma capacitação em operação e manutenção de roçadora e derriçadora, realizada através de uma parceria da Emater-MG e Senar. Os participantes também receberam informações sobre segurança no trabalho e orientações de como utilizar corretamente o EPI (Equipamento de Proteção Individual) para cada situação no ambiente de trabalho.
Giovani Vidigal Araújo, extensionista da Emater, promoveu a mobilização dos agricultores familiares, trabalhadores rurais, além da escolha do local onde foi realizado o evento. O Senar disponibilizou o instrutor, engenheiro-agrônomo Henrique Frederico Santos, material didático e lanche.
O treinamento aconteceu em uma propriedade cafeeira, de propriedade do agricultor Jadir Miguel da Aparecida, assistida pela Emater e certificada pelo Certifica Minas Café. Além de ter aprendido o manejo e manutenção corretos das máquinas, o agricultor se disse feliz ao ceder o espaço para a realização do curso.
Durante a capacitação, houve uma demonstração sobre o determinador de umidade EDABO (Evaporação Direta da Água em Banho de Óleo), realizada pelo instrutor do Senar, com o apoio do coordenador Regional da Emater de Manhuaçu, Paulo Roberto Vieira Corrêa.
Segundo Paulo Vieira, “este é um método de determinar o teor de umidade do café de baixo custo e de mesma precisão do método padrão ao alcance dos agricultores familiares”.
O extensionista destaca a importância do trabalho realizado juntamente com os agricultores e trabalhadores rurais. “É muito importante estar levando novos conhecimentos à estas pessoas. Uma capacitação coletiva é importante na inovação e atualização dos conceitos individuais e coletivos, já que muitos saem do curso com ideias novas e aptos a divulgar aos companheiros, os novos métodos adquiridos. Este é um ciclo de informação que nunca se acaba”, explica.
Ele ainda ressalta o apoio dado pelo Senar. “As parcerias somam forças na busca de um objetivo comum e, com o apoio do Senar, conseguimos otimizar os resultados. É preciso ir além do obrigatório e criar valor para a sociedade e, ao mesmo tempo, ajudar a encontrar soluções para atender os interesses coletivos”, conclui
Adriano de Oliveira Fonseca
Assessoria de Comunicação da Emater-MG - Ascom