MINI ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INSTALADA EM
PROPRIEDADE DE MANHUAÇU
foto divulgação, instalação do bioete
Nesta ultima terça feira, dia 11/06, aconteceu a primeira instalação de uma mini estação de tratamento de efluentes – Biote, na propriedade do Sr. José Artur e dona Erci, na comunidade de Vila de Fátima, que atenderá também o seu filho Sinval e esposa, a professora Ederlúcia.
Está unidade foi projetada para atender as duas residências.
Bioete, é um sistema de tratamento de efluentes (esgoto) que utiliza apenas ativos naturais e tem capacidade de devolver a água para a natureza com grau de pureza aceito segundo as normas técnicas vigentes.
Este sistema diferencia -se das fossas sépticas tradicionais por poder receber todos os efluentes da residencia, ou seja, cozinha, banheiro, tanque e não apenas os do vaso sanitário.
Para os proprietários a destinação inadequada de esgotos domésticos é uma forma de degradação ambiental e o objetivo de instalar a Bioete foi de assegurar a construção de um ambiente com melhor qualidade de vida para todos que ali vivem.
Eles tiveram conhecimento deste projeto numa apresentação realizada no escritório local da Emater pelo consultor da Bioete, Orbino Werner.
O projeto foi o primeiro da região a ser financiado pelo PRONAF ECO, que é uma linha de crédito para o financiamento de investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida.
Para Maria do Carmo, extensionista da Emater-MG, um dos objetivos da empresa é que o saneamento rural seja visto como uma necessidade conjunta de todos que vivem no meio rural, visando melhorias sócio ambiental.
O trabalho de esgotamento sanitário desenvolvido há anos no município, é muito importante, pois ele contribui para o desenvolvimento sustentável e propicia melhor qualidade de vida à população rural.
O trabalho de instalação foi acompanhado por agricultores vizinhos, por estudantes de agropecuária do município, lideranças e pela extensionista, Maria do Carmo.
Os proprietários Sr. José Artur e dona Erci disseram que foi uma tarde muito proveitosa e que estão muito satisfeitos por estarem iniciando uma nova etapa de vida em sintonia com a natureza.
Dona Erci e sr.José Artur
Assessoria de Comunicação da Emater-MG - Ascom
Estagiário: Adriano de Oliveira Fonseca
Unidade Regional de Manhuaçu.